Full Join

Análise de Dados de um jeito fácil.

Hello World

| conceito

E nasce hoje o Full Join!

Um blog sobre data science e tudo mais que envolve a arte de trabalhar com dados.

A ideia é postar sobre programação, estatística, machine learning e análise de dados, buscando consolidar nosso conhecimento e ajudar quem está começando (ou evoluindo!) na carreira de Cientista de Dados.

Sempre que possível os posts serão em formatos de tutoriais, com exemplos práticos, explicações teóricas e links de referência.

Mas, afinal, o que é data science?

Apesar de ser um termo que vem ganhando bastante relevância, não se trata de uma atividade completamente nova. Basicamente todas as áreas do conhecimento já praticavam a tão famosa ciência dos dados muito antes do termo ganhar popularidade.

Sendo bem simplista, data science nada mais é do que extrair algum tipo de conhecimento, interpretar informações ou realizar descobertas, tudo isso utilizando massas de dados. Normalmente essa atividade é multidisciplinar e envolve matemática, estatística, computação, e, principalmente, capacidade de entender e explorar os dados com os quais se vai trabalhar.

Se não é novidade, por que o tema está tão relevante?

É inquestionável que a capacidade de produção de dados e a capacidade de processamento de dados aumentou muito nas últimas décadas (internet!).

Aplicar ciência dos dados em um arquivo com 2 toneladas de papel é bem menos viável do que aplicar em 2 peta bytes de dados em um servidor. O aumento da capacidade computacional e a quantidade de dados eletrônicos sendo produzidos proporcionou o cenário perfeito para o desenvolvimento de técnicas computacionais para explorar os dados, descobrir coisas, explicar e até prever situações.

Data Science is an interdisciplinary field about processes and systems to extract knowledge or insights from data in various forms, either structured or unstructured, which is a continuation of some of the data analysis fields such as statistics, data mining, and predictive analytics, similar to Knowledge Discovery in Databases (KDD).

O Cientista de Dados

Talvez o aspecto mais intrigante sobre a popularização da ciência dos dados tenha sido a expectativa criada em torno do Cientista de Dados (ou Analista de Dados, como preferirem), o profissional chave da tal ciência dos dados.

Muito se fala hoje de um Cientista de Dados ideal: um expert em estatística, com habilidades hackers, conhecedor de infraestrutura e banco de dados, poliglota em linguagens de programação e com capacidade de explicar com clareza todas as conclusões de uma análise bem sucedida.

Dominar essa quantidade de habilidades certamente não é fácil, e sequer é requisito mínimo para trabalhar na área, já que é mais fácil e eficiente montar uma equipe de 3 ou 4 pessoas que reúnam, juntas, todo esse conhecimento. Porém, um profissional que busca se aprimorar em todas essas habilidades sem dúvidas se tornará um Cientista de Dados melhor (e mais valioso $$$)!

Esse é o objetivo dos autores desse blog, aprofundar cada vez mais na busca desses conhecimentos e repassar tais conhecimentos para quem também deseja trilhar esse caminho !

Para o primeiro post não passar batido, aqui vão alguns links bastante úteis para quem deseja começar, praticar e se manter atualizado sobre ciência de dados:

O Full Join será mantido por dois entusiastas da ciência dos dados, Saulo Guerra e Paulo Felipe.

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe o seu comentário! Ficaremos felizes em ajudar.

Comentários

Copyright © 2017 - Full Join - Powered by Octopress